[OFF] Ajuda a Santa Catarina!

Posted by | Posted in , , ,


Galera, o momento agora não é de falar de design ou de fotografia, mas sim de ajudar a quem precisa... Todos devem ter visto o que está acontecendo com as enchentes em Santa Catarina... Entrando na onde de mobilização dos blogs, coloco aqui o que pode ser feito para doar e ajudar...

As Polícias Militares e os Bombeiros de todo o país estão montando postos de coletas para receberem as doações.

A lista de doação é:
* Alimentos prontos (pois como a distribuição de gás não está normalizada os moradores de SC não estão conseguindo fazer a comida doada)
* Água potável
* Material de higiene pessoal
* Produtos de limpeza

Você pode ter mais informações de como doar valores em dinheiro ou outras formas de ajudar aqui.

Life por Google

Posted by | Posted in , , , ,

A Life é talvez a mais tradicional revista no que diz respeito a foto jornalismo. O Google é o que existe de mais contemporâneo na tecnologia nos dias de hoje. Sabe o que acontece quando os dois se juntam? Um acervo online com mais de 100 anos de fotos da revistas que se confundem com a história da sociedade mundial. No acervo online, as fotos disponíveis em uma resolução razoável são quase todas inéditas. Materiais que ficaram de fora da versão impressa, mas que agora estão lá para nós simples mortais. Vale a pena dar uma conferida no link aqui.

Indio Comanche Americano, 1870


Charles Lindbergh, 1927


Pablo Picasso, 1967


Taj Mahal, 1967


Guerra do Vietnã, 1969


Cassius Clay, 1970

A (re)evolução dos Logos

Posted by | Posted in , , , , ,

Essa dica é de um amigo, a evolução dos logos de diversas empresas... Cara tem cada mudança que mais parece uma revolução. Abaixo ponho um teaserzinho... os outros você vê aqui.



Já chegou o Disco Voador...

Posted by | Posted in , , , , , , , , , , , , ,


Quem assistiu o bom e velho Chaves lembra! Quando o Sr. Barriga chegava na vila, a senha para o Seu Madruga se esconder era "Já chegou o Disco Voador!".

Desde que comecei a escrever sobre a crise mundial sempre deixei claro a MINHA (nada especializada) OPINIÃO. Apesar de os EUA estarem chafurdando na lama, eu creio que graças a Deus o Brasil dessa vez não vai sucumbir a crise. Dessa vez o país está mais preparado, mas lógicamente sentiremos efeitos sim... É ai que digo de novo... Já chegou o Disco Voador... Ou, a crise está batendo no mercado editorial brasileiro.

A Editora Peixes fechou esses dias, 5 revistas de uma vez. Rodaram Terra, Dom, SKT, Speak Up e Habla (as equipes também foram pro espaço). De um portifólio de 10, os caras reduziram pela metade suas publicações. Nas que foram fechadas me chamam a atenção revistas tradicionais como a Speak Up e a Terra as duas tinham tiragem de 55.000 exemplares cada. Essa é terceira maior quantidade de saída da Peixes, e igual a SET e Fluir por exemplo. Já a Próxima Viagem com quase 10.000 a menos (tiragem de 48.000) se manteve firme no portifólio (resta saber até quando... rs). Eles mantiveram as seguintes revistas: Gula, Fluir, Próxima Viagem, Viver Bem e SET.

Produção fotográfica é MARA!

Posted by | Posted in , , ,

Há quem goste mais de fotojornalismo, que dispensa qualquer produção. O que vale nesse caso é a informação, o fato, o momento registrado, enfim...

E, há quem se apeteça mais pelas fotos produzidas, com muitos detalhes, tudo bem pensado, combinando ou não, até a bagunça é organizada. Imagens bem trabalhadas antes, durante e depois do clique.

Ahhh, são as imagens com grandes produções! Esse é o foco do fotógrafo Ryan Schude. Foi difícil escolher uma para ilustrar o post, tamanha qualidade dos trabalhos.


Já se anuncia o próximo!

Posted by | Posted in , , ,


Anunciado nessa segunda-feira por Giancarlo Mecarelli (Galeria Zoom de Fotografia de Paraty) e Iatâ Cannabrava ( Estúdio Madalena), as datas para a realização da próxima edição do evento: entre 23 e 27 de setembro de 2009.

PARATY EM FOCO conta com a participação de profissionais renomados de fotografia, tem muito o que ensinar e sempre dá o que falar!

A primeira revista exclusiva para Iphone.

Posted by | Posted in , , , ,


Pois é... pois é, os tempos estão mudando... e mais rápido do que muitos têm podido acompanhar.

A novidade agora é uma revista digital exclusiva para Iphone. Quem idealizou o projeto foi o fotógrafo de celebridades Patrick McMullan. A revista feminina que fala sobre moda e comportamento tem periodicidade bimestral e custará 99 centavos de dólar por edição. A PMc poderá ser adquirida pelo próprio aparelho a Apple.

PMc é um lançamento da Hot Phone Hit Factory, a nova empresa que tem sede em Nova York, visa desenvolver publicações para iPhones e outros aparelhos de telefonia móvel.

Enquanto isso nos EUA...

Ta bom vai... o clima do fim de semana EXIGE um tom menos apocalíptico. Nada de fechamento de revistas e nem cortes no mercado editorial americano. No clima churrasco + havaianas do fim de semana, eu coloco aqui os 14 melhores lançamentos do mercado editorial yankee. A eleição foi capitaneada pelo Sr. Samir Husni (o Mr. Magazine, não conheçe? O cara é gênio) e premiou as revistas lançadas entre Outubro de 2007 e Setembro de 2008 (só pra não perder o costume... Notem que foram lançamentos anteriores a CRISE... hehehe).

Bom, sem mais delongas... coloco abaixo as eleitas. Nesse link aqui, você pode ver o artigo em inglês com a ficha de cada revista além de um bate papo com o editor, dono, CEO da respectiva revista... Leitura indispensável... bom final de semana...


1 - WSJ
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 960.000
A Revista do Wall Street Journal tem como missão proporcionar uma visão mais intimistas do mundo da riqueza e do Luxo.


2 - Dispatches
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 15.000 a 20.000
A essência da revista é repercutir notícias sobre política, economia e negócios sem ter pressões e constrangimentos editoriais e/ou comerciais


3 - National Geographic Green Guide
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 100.000
O lema do guia da National é informar, envolver e inspirar o consumidor a viver uma vida mais verde



4 - WWE Kids
Peridiocidade - Bimestral
Tiragem - 100.000
O WWE é o TeleCat brasileiro, e a WWE Kids busca introduzir a criançada no mundo da luta livre


5 - Personal Development
Peridiocidade - Bimestral
Tiragem - 35.000
A idéia básica da Personal Development é despertar o potencial para o desenvolvimento pessoal



6 - Life Images
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 15.000
A Life busca reunir pequenos momentos do universo da fotografia amadora



7 - Elan
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 15.000
A Elan é um projeto ousadíssimo de revista para os jovens americanos/muçulmanos


8 - Tennis View
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 50.000
Promover o tênis como forma de lazer é premissa básica da Tennis Views



10 - Spry
Peridiocidade - Mensal
Tiragem - 9 milhões
A Spry busca celebrar a vitalidade oferencendo informações sobre saúde e bem-estar



11 - USA Today’s Open Air
Peridiocidade - Trimestral
Tiragem - 2.5 milhões
Proporcionar uma nova visão de aventura, essa é a missão da Open Air


12 - Townhall
Peridiocidade - Mensal
Tiragem - (?)
A Townhall busca criar um networking dos americanos conservadores na faixa dos 25 aos 54 anos


13 - Miller- McCune
Peridiocidade - Bimestral
Tiragem - 92.000
A Miller - McCune busca apresentar soluções através de troca de idéias e teorias acadêmicas


14 - Lapham’s Quarterly
Peridiocidade - (?)
Tiragem - 35.000
Nas palavras do próprio editor, a Lapham´s apresenta a história do passado com a moldura do presente

The Atlantic: (Re)Design vanguardista!

Posted by | Posted in , , , ,


Como fazer o novo projeto gráfico (ou redesign) de uma revista que em 151 anos de existência se tornou um ícone do Jornalismo em seu país e só mudou de projeto 7 vezes. Como adapta-la aos gostos dos leitores de hoje me dia? Como guardar seu DNA visual, sem deixar de lado as soluções vanguardistas? Essas foram as indagações da equipe da Pentagram quando aceitou o desafio de refazer o projeto da Revista Atlantic. Olhando pro passado da revista de Boston nos EUA, o desafio era preservar os 151 anos de tradição visual mas ao mesmo tempo criar algo contemporâneo.

No blog da Pentagram, eles publicaram um post com os bastidores dessa empreitada e lá é possível ver grande parte do processo criativo dos caras. Um show de organização e criatividade. É legal ver como as idéias foram aparecendo e sumindo a medida que o trabalho foi avançando. Já no site da Atlantic há um artigo explicando o redesign.

O troco da Placar

Posted by | Posted in , , , , , , ,


A alguns dias eu fiz uma grande análise sobre as novas revistas de futebol que inundaram o mercado brasileiro. (leia aqui). Uma das revistas que falei era a FUT! o braço mensal do jornal o Lance!.

Agora, vou falar do Jornal Placar, o troco da editora Abril no Lance!, com distribuição gratuita na cidade de São Paulo a primeira etapa do Jornal tem duração de um mês. Eu tive o privilégio de ver em primeira mão a edição de estréia e posso dizer que está muito bom. Uma proposta editorial ousada, com textos curtos e bem escritos, o Jornal é também muito bonito. Com o mesmo refinamento e qualidade da revista. A tipografia forte e as cores bem escolhidas fazem o Jornal Placar ser mais bonito do que o Lance!.

Na Europa
O Segmento esportivo bomba aqui e bomba na Europa. Na França o L'Equipe, até então único diário esportivo do país, ganhará dois concorrentes. Aujourd'hui Sport e 10 Sport chegam às bancas francesas com projetos muito semelhantes ao Jornal Placar. Formato tablóide e 24 páginas coloridas (16 no Jornal Placar). Eles têm lá a mesma intenção que as revistas FUT! e Four Four Two tiveram aqui no Brasil. Conquistar parte dos leitores dos tradicionais Placar (Brasil) e L'Equipe (França). Na França os diários esportivos quebram também um tabu. Há dez anos o mercado editorial francês não assistia ao lançamento de um jornal.

Obama por Flickr

Posted by | Posted in , , , ,

Que a campanha do Obama rumo a presidência foi histórica, arrebatou milhares de simpatizantes (inclusive eu!) todos sabem. Os "marketeiros" do Obama foram perfeitos elevando o então candidato a ícone Pop. E um dos braços dessa imensa campanha foia Internet. Com um belíssimo Portal, a campanha se utilizou de vários mecanismos para atingir o público jovem americano. O Flickr foi um deles. A página do Flickr do Obama tem várias fotos de toda a trajetória da campanha inclusive da noite da vitória. Muito boa a idéia que reforça mais ainda o slogan Yes we Can... seguem algumas das mais de 50.000 fotos...









Faça sua própria Pola...

Posted by | Posted in , ,

Quem nunca sonhou em ter uma máquina Polaroid? Eu confesso que junto com a Pa eu acabei ficando muito mais próximo do mundo da fotografia... mas mesmo antes dessa aproximação eu sempre, sempre quis uma Polaroid. Pois é teoricamente meus problemas acabaram com o Poladroid. Programinha que gera a partir de fotos digitais umas polas bem legais. O melhor é que ele é de graça.
Abaixo eu coloco alguns exemplos de Polas que fiz em uns 3 minutos aqui no Note. Dá até pra dar aquela chacoalhada... heheheh
AAAhhh... O Poladroid só funciona no Mac e no Iphone. Pczeiros vão ter de esperar...





Isso sim que é visibilidade...

Posted by | Posted in , , , , ,

Não vou chover no molhado... A vitória do astro pop Barack Obama na eleição americana foi histórica, importante, impressionante, incontestável e etc... Eu digo que não vou chover no molhado, pois você deve ter visto essas palavras em algum jornal... Aliás, é impossível alguém no mundo não ter visto isso em um jornal. Afinal a vitória do Obama foi públicada na capa de 724 Jornais no mundo todo... Essa marca mostra a dimensão histórica de tudo que envolveu esse eleição americana.

Essa também é uma data histórica para o meio editorial. Creio que essa foi a primeira vez que algo assim aconteceu... O legal é perceber entre esses 724, tivemos muuuitas soluções de layout diferentes... e viva as agências de foto... Abaixo eu coloco 8 capas que vão da Jamáica a Indonésia. As outras 700 e poucas você confere aqui.

África do Sul

Jamaica

Israel

Indonésia

França

Canadá

Brasil

Austrália