Aí sim fomos surpreendidos novamente

Posted by | Posted in , , , , ,

Na semana passada a Wired divulgou um vídeo sobre o seu novo aplicativo pra iPad. Pra mim, a grande novidade é o início de um novo pensamento na hora de criar o conteúdo, a tentativa de emular uma interação revista x leitor começou a ser deixada de lado e as interações que o iPad proporciona, como toque, video e etc. começaram a ser usadas de maneira mais conceitual.

Como sempre a Wired da um passo além das outras na busca pela melhor forma de disseminar seu conteúdo...


O Amarelo é o novo bold?

Posted by | Posted in , , ,

"Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar..."

É assim, ao som de O portão do rei Roberto Carlos que começo esse post. E não pensem que vou falar do lançamento da Wired pro iPad (não vou falar agora, falarei no próximo post). Hoje vou falar de algo muito mais substancial, importante e conceitual do que porcarias tecnológicas (nossa, que agressivo, vou xingar muito no twitter... rs)

Hoje eu vou falar do atentado que 99,999% dos designers (me incluo nessa) tem feito aos indefesos olhos do público em geral. Falarei do uso exacerbado, descriterioso e gratuito do amarelo 100% no design editorial brasileiro.

Primeiro quero deixar claro que eu gosto e uso muitas vezes o amarelo100 (vamos chamar assim pra ficar mais fácil, ok?) mas tenho percebido que os designers de maneira geral tem perdido a mão no uso desse recurso. Como diz meu amigo Alexandre Lucas, o amarelo100 é como energia nuclear, em mãos erradas...

Hoje em dia, as coisas estão assim, você precisa destacar alguma informação? Mete um amarelo! Pode ser uma caixa amarela pro trás, pode ser texto escrito em amarelo, pode ser um splash amarelo...

Só que chega uma hora que as referências precisam mudar ? Daqui a pouco, o amarelo100 vai ser que nem Nike Shocks (made in china), todo mundo tem. E ai amigo, um recurso bacana vai ficar banalizado.

Nós precisamos buscar outras formas de destacar a informação, já banalizamos o bold e estamos banalizando o amarelo100... onde é que vamos parar...?

Abaixo coloco alguns exemplos (inclusive coisas minhas) pra vocês verem como o amarelo100 está em todos os lugares. Não se melindrem ok?