Eu bem que te aviseei...

Posted by | Posted in , , , , , , ,

... pra não levar a sérioooo!...
... O nosso caso de amor, eu sempre fui sincero e você sabe muito bem...
... eu não te prometi amor... NAAADA!


Pra quem não sabe, o trecho acima é da música Telefone do mestre Tim Maia, mas caberia muito bem no que acontece hoje no mercado editorial yankee.


O grande Tim em 77, ele sabia das coisas

Isso porque o ABC (sigla de Audit Bureau of Circulations, é tipo o IVC dos americanos) divulgou a poucos dias números nada animadores sobre a "circulação" ou "venda" das revistas digitais (leia-se revistas para IPad) nos últimos meses. O que se constatou foi o que muitos ja falavam... INCLUSIVE EEUUU! Apesar do BOOM inicial, todas despencaram... inclusive a Wired de 100.000 exemplares vendidos no lançamento.

Agora! Isso você lê em qualquer lugar... o ponto chave desse post é que esses números mostram cada vez mais que o caminho trilhado não está certo. As grandes editoras estão caindo no mesmo erro das gravadoras a uma década atrás... Ao invés de repensarem o negócio, eles querem "modernizar" o negócio da maneira mais capenga e conveniente possível. Emulando a interação Leitor x Revista e emulando até a interação Leitor x Editora.

Isso está errado e os números mostram isso... Não adianta você querer ditar pras pessoas o que elas vão consumir de informação. Você precisa deixar elas escolherem a informação que querem consumir...

Chega de discussões infindáveis sobre PDF em movimento ou estático, slides, texto ajustavel, texto estático... Não é hora de enfeitar o pavão. É hora de discutir o formato... É preciso saber que informação passar pro leitor... Ele quer montar a "revista" dele com os assuntos que o interessam mais...

No post do ano passado Porque não falar do iPad, eu bati nessa tecla... É preciso inventar, sair da caixa e descobrir uma maneira INOVADORA de disseminar a informação para que o leitor possa realmente ter vontade de pagar por algo que ele pode ter de graça... A formula "6 editores decidem o que 1.000.000,00 pessoas vão ler" está totalmente ultrapassada e tudo que partir pra esse lado será rejeitado pelo público.

Agora um recado pras grandes editoras, enquanto isso não mudar... agonizem!

PS: Pra quem não conheçe a sonzeira... aperte o play!

Comments (2)