Inspiration Time 2!

Posted by | Posted in , , , , , ,

É velho? É moderno? É vintage!

Tendência total em quase todas as áreas do Design, a pegada vintage tem inspirado todo mundo...


Depois da volta da Itubaína com seu rótulo bacanudo e totalmente vintage. Os sexagenários Guaraná Cruzeiro e Soda Limonada Galeguinha lançaram embalagens comemorativas de seus 62 anos.



Essa é pra quem como eu gosta de prestigiar produtos com embalagens bonitas.

PS: Além de belos rótulos os 2 são bem gostosinhos.

Ajude as vítimas do Rio...

Posted by | Posted in , , , ,

As enchentes que assolaram e assolam o Rio tem de no mínimo despertar a nossa generosidade... Mas, se só o sofrimento das pessoas não for o suficiente pra você o tipografo Daniel Justi te da uma mãozinha...

Abaixo a "promoção" que ele está fazendo no flickr em cima das fontes dele para incentivar designer de coração duro...


Pensando em fazer minha parte para ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, resolvi usar minhas fontes tipográficas como forma de estimular as doações.

Como funciona:
1. escolha uma das contas oficiais de doação (listadas em g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/...;
2. faça o depósito, com base nos valores no final da lista;
3. envie o comprovante para [danieljusti@gmail.com], indicando a(s) fonte(s) desejada(s) de acordo com o valor.

Valores:
A cada R$ 10 doado, escolha 1 peso de qualquer família; doando R$ 50, escolha 7 pesos; e doando R$100 ou mais, leve todas as fontes (15 no total).

Obs.: não aceito nenhum tipo de depósito pessoal. Todas as doações devem ser feitas para as contas oficiais.
Este é um ato muito pequeno e específico, mas qualquer forma de ajuda é válida.

Agradeço a quem puder ajudar na divulgação!

By Daniel Justi

--------------------------

Bom... é isso... ajudem, ajudem, ajudem...

Eu bem que te aviseei...

Posted by | Posted in , , , , , , ,

... pra não levar a sérioooo!...
... O nosso caso de amor, eu sempre fui sincero e você sabe muito bem...
... eu não te prometi amor... NAAADA!


Pra quem não sabe, o trecho acima é da música Telefone do mestre Tim Maia, mas caberia muito bem no que acontece hoje no mercado editorial yankee.


O grande Tim em 77, ele sabia das coisas

Isso porque o ABC (sigla de Audit Bureau of Circulations, é tipo o IVC dos americanos) divulgou a poucos dias números nada animadores sobre a "circulação" ou "venda" das revistas digitais (leia-se revistas para IPad) nos últimos meses. O que se constatou foi o que muitos ja falavam... INCLUSIVE EEUUU! Apesar do BOOM inicial, todas despencaram... inclusive a Wired de 100.000 exemplares vendidos no lançamento.

Agora! Isso você lê em qualquer lugar... o ponto chave desse post é que esses números mostram cada vez mais que o caminho trilhado não está certo. As grandes editoras estão caindo no mesmo erro das gravadoras a uma década atrás... Ao invés de repensarem o negócio, eles querem "modernizar" o negócio da maneira mais capenga e conveniente possível. Emulando a interação Leitor x Revista e emulando até a interação Leitor x Editora.

Isso está errado e os números mostram isso... Não adianta você querer ditar pras pessoas o que elas vão consumir de informação. Você precisa deixar elas escolherem a informação que querem consumir...

Chega de discussões infindáveis sobre PDF em movimento ou estático, slides, texto ajustavel, texto estático... Não é hora de enfeitar o pavão. É hora de discutir o formato... É preciso saber que informação passar pro leitor... Ele quer montar a "revista" dele com os assuntos que o interessam mais...

No post do ano passado Porque não falar do iPad, eu bati nessa tecla... É preciso inventar, sair da caixa e descobrir uma maneira INOVADORA de disseminar a informação para que o leitor possa realmente ter vontade de pagar por algo que ele pode ter de graça... A formula "6 editores decidem o que 1.000.000,00 pessoas vão ler" está totalmente ultrapassada e tudo que partir pra esse lado será rejeitado pelo público.

Agora um recado pras grandes editoras, enquanto isso não mudar... agonizem!

PS: Pra quem não conheçe a sonzeira... aperte o play!

Inspiration Time!

Posted by | Posted in , , , ,




Direto de Jacareí/SP...
Um pintor ensina o jeito certo de usar o drop shadow e o melhor... na pincelada...!

Boa Segunda...!!

Arte Colaborativa

Posted by | Posted in , , , , , ,


Não... não é nenhum furo de reportagem nem uma crítica ácida a alguma fonte ou cor... Esse post é mais um reconhecimento as equipes de arte das revistas. Principalmente aquelas que além de fazer, explicam como fazem.

Estou falando dos blogs das equipes de arte, que além de trabalhar enloquecidamente para produzir toda a revista ainda encontra tempo para partilhar suas inspirações, curiosidades, dicas e na maioria dos casos o processo interno da produção de capas, fotos, infos e matérias.

É uma espécie de auto-retrato onde nós podemos ver através da lente dos membros dessas equipes e entender como funciona a parte mais efervecente das publicações.

Numa breve pesquisa achei 5 blogs que representam bem o que falei sobre o olhar da equipe para o mundo. Desses 5, o mais antigo e ativo é o Faz Caber da equipe de Arte da revista Época. Desde 2007 eles alimentam o blog com dicas, referências e bastidores do que acontece na redação.

Outro ótimo blog é o Esquireartdepartament que trás a tona todos os bastidores da equipe da Esquire Espanhola, eleita a revista do ano em 2010. No blog você consegue entender exatamente o que se passa nos bastidores da equipe. Os bastidores dos abres de matéria são de dar inveja.

Já na SuperInteressante o blog Dagaveta revela a aclamada união Arte x Texto, que fica explicita nos posts de matérias e seções, cheios de imagens que monstram passo a passo a construção visual das matérias

Voltando pra Espanha o outro blog gringo que merece uma nota é o Bazaar Art Departament da estilosa revista. Apesar de poucos posts, você viaja por referências que a equipe indicaalém de releituras de capas históricas

Por último mas não menos importante temos o Los Pantones da equipe da Época Negócios. Cheio de referências culturais que vão longe do papel, o blog viaja por arte música e cultura pop pra traçar a tela de referências inspiracionais que guiam os caras.

Você conheçe mais algum interessante? Indica ai que posto aqui...

Mais uma da série resoluções de ano novo... Catrospectiva 2010

Uma das minhas resoluções de Ano Novo foi a de voltar a ativa no blog!

Ta bom, não pensei isso na virada, no momento das verdadeiras resoluções, mas o importante é que ano novo, vida nova e novos posts... Por isso coloco no ar, hoje a "Catrospectiva" do Metanoia Studio é o nosso olhar do que rolou no mundo através das capas das maiores e mais bonitas revistas.

Espero que gostem...


Janeiro | Época
O ano começou com umas das maiores tragédias naturais da história recente e a Época apostou na sua bela e consagrada visão minimalista


Fevereiro | New York
A classe e o estilo da New York trazem a expectativa e a corrida dos atores indicados ao Oscar


Março | The Economist
As mudanças climáticas que vem castigando o planeta veio numa ilustra muito bem executada
na melhor pegada Economist


Abril | Vanity Fair
Gordon Gekko está de volta na aclamada sequencia de Wall Street. Aclamada também foi a incrível capa da mais incrível ainda Vanity Fair


Maio | Monocle
O mundo inteiro se rendeu ao Brasil de Lula e a Monocle tras seu visual analítico pra fazer um estudo da nova política diplomática brasileira


Junho | ESPN Magazine
Fotaças lindas e bem produzidas! Com essa característica a ESPN Magazine construiu sua reputação no mercado editoriale a capa sobre a Copa não podia fugir disso



Julho | Entertainment Weekly
Pode não ter feito sucesso como outros filmes, mas que A Origem foi um dos mais comentados ninguém dúvida. Na EW ele recebeu o tratamento clássico de Blockbuster Hollywodiano


Agosto | Time
Time é Time... ponto final!


Setembro | Veja
A maioria absoluta das capas da Veja são de gosto questionável. Mas temos que dar o braço a torcer, poucas são as revistas que tem o culhão de sair com uma capa toda branca


Outubro | Mad
Talvez o maior derramamento de óleo da história só poderia sair com o clássico e peculiar deboche da sempre perspicaz e ácida revista Mad


Novembro | Rolling Stone (BR)
Os shows no Brasa eram em Dezembro, mas um mês antes não se falava em outra coisa. McCartney bem nessa capa que de tão característica já virou uma instituição do design editorial.



Dezembro | Wired
O filme original de 82 ajudou a moldar a forma como enxergamos o mundo de hoje por isso a sequência tem sido tão ventilada a ponto de ganhar essa capa sci-fi da bíblia dos geeks.