Consumption by Design - Dia 5

Posted by | Posted in

Domingão de molho... não saí de casa e sobrevivi a base de produtos caseiros...
Quem mandou foi a pamonha e o suco de manga caseiros...

Fazendo a listinha do supermercado de amanhã...

Consumption by Design - Dia 4

Posted by | Posted in

Sem mais delongas... o dilema de hoje...

Consumption by Design - Dia 3

Posted by | Posted in

O dilema de hoje foi, "O que tomar?" afinal a bebida que mais gosto é o guaraná e este está fora...
Nas duas vezes "que comi na rua" tive que apelar pra clássica Coca, mas... eu não sou muito fã da pretinha e por isso estou um pouco preocupado...

Preocupação essa que levei pro vídeo... vê ai!

Consumption by Design - Dia 2

Posted by | Posted in

Bem menos traumático e emocionante do que o primeiro dia, hoje passei sem grandes sustos mas com uma polêmica...

Não tive de ir ao supermercado, almocei em casa e não tomei lanche na Editora, seria tudo fácil e perfeito se não tivesse postado essa foto no instagram hoje...


... e essa foto na terça-feira (um dia antes do projeto começar)!


Afinal... as embalagens são iguais, mas eu comi pizza no almoço hoje (a clássica sobra de ontem) enquanto postei que apesar de ser muito gostoso o bolo de rolo não teria o requesito básico pra ser consumido esse mês, que é uma boa embalagem...

Porque um pode e o outro não? As acusações de manipulação diziam que deixei minha vontade falar mais alto...

Mas a explicação é simples... Moro no mesmo lugar desde criança e a pizzaria em questão tem mais de 25 anos de tradição no bairro sempre com a mesma linguagem, cantina / pizzaria clássica de toalha xadrez e vinhos pela parede, o que pra mim transforma ela num clássico coisa que a embalagem de bolo de rolo não é, afinal foi a primeira vez que a vi...

Tenho pra mim que se eu fosse nascido no Recife, provavelmente eu estaria comendo hoje o bolo de rolo enquanto a pizza da Sapore di Sale estivesse fora do meu cardápio... Isso nada mais é que a pura, simples e chata semiótica...

Consumption by Design - Dia 1

Posted by | Posted in

É amigos... até que enfim começou!
Depois de muita expectativa e dúvidas, acordei hoje com um propósito, só consumir coisas com embalagem bonita e pra isso minha primeira passagem foi no supermercado pra me abastecer de itens básicos pra minha batalha mensal. Minha lista tinha os seguintes itens:
- Sabonete
- Desodorante
- Pasta de Dentes
- Suco
- Pão de Forma

Fui ao Pão de Açucar e achei quase tudo que precisava, menos o Pão (confira a saga do Pão no video abaixo).



Confesso que ontem fiquei com medo de dar tudo errado, mas no final desse primeiro dia, minha impressão é que será difícil, mas possível!

Consumption by Design - É amanhã!!

Posted by | Posted in

Bem senhores, contagem regressiva bombando... Amanhã é o dia D!
Já venho sondando e analisando o meu dia a dia pra ver onde o calo vai apertar...

Abaixo a breve análise da lanchonete aqui da Editora, de onde consumirei a maioria dos produtos dessa empreitada (sim, trabalho, trabalho e trabalho...)





Missão importante pra hoje, comprar um desodorante e achar uma marca de pão de forma com embalagem bonita...

Consumption by Design - Preparativos

Posted by | Posted in

Nos preparativos pra semana que vem... Se a caneca eu dispensei, a escovas de dentes Suiça que a Pa me deu eu não vou largar...

Consumption by Design - FAQ

Posted by | Posted in

Vamos lá!
Tão logo divulguei o #consumptionbydesign começaram a pipocar perguntar sobre como eu faria com isso, como faria com aquilo... Enfim... resolvi condensar todas elas nesse post com isso vai ser mais fácil entender o que pretendo fazer e onde quero chegar...

1 | Valem coisas que não são horrorosas, mas também não são lindaças, tipo lata de lipton iced tea?
Cara, a idéia principal é não consumir coisas feias e consequentemente consumir as bonitas, as que são ok serão preferidas sobre as feias, mas preteridas sobre as bonitas. Salvo claro designs clássicos que pela longevidade merecem destaque como Yakult por exemplo.

2 | Porque ignorar ergonômia e diferenças de classes?
Não tenho conhecimento para definir ou julgar o design ergonômico dos produtos e por isso evitarei entrar nessa seara. Já sobre a diferenças de classe quero mostrar que esse pensamento de que "É pra classe baixa tem de chamar atenção, é pra classe alta tem de de ser classudo esse pensamento" precisa mudar, as classes mais baixas ou mais altas só consomem produtos com design diferenciado porque são bombardeadas com isso...

3 | E comidas que você não vê a embalagem? Buffet por exemplo.
Beleza do prato ou apresentação saem mais uma vez da seara do design e consequentemente do objetivo do projeto.

4 | Roupas entram no esquema?
Olha, entram sim... Sinceramente eu gosto e acho bonitas as minhas roupas, mas tenho algumas camisetas que não usarei pelo menos nesse mês

5 | E a sua caneca?
 Essa infelizmente vou deixar de lado...

Consumption by Design - O Projeto

Posted by | Posted in ,

Senhores, gostaria de informar que no próximo mês os posts sobre design editorial darão espaço a um projeto que tenho a algum tempo e resolvi tirar do papel.




Consumption by Design - Por uma vida mais bonita

Uma experiência em prol do Design, que tem como objetivo, viver por um mês sem consumir ou utilizar nada que seja feio ou visualmente pobre, principalmente embalagem de alimentos e produtos de uso geral (higiene pessoal, livros, revistas, dvds e etc).

Cansado de apenas reclamar da pobreza visual dos produtos brasileiros, resolvi provar que podemos sim viver num mundo normal e visualmente agradável.

Ao longo desse mês atualizarei minhas impressões, aqui no blog e através do Twitter @metanoiadesign sempre acompanhado da hashtag #consumptionbydesign.

Hoje começo minha contagem regressiva e a partir de amanhã, já começo a postar os preparativos inclusive com as críticas que já recebi... (sim... isso que o projeto nem começou)

Enfim, espero que gostem e acompanhem...

Os opostos se atraem

Posted by | Posted in , , , ,

Esse post era pra ser só sobre a Project Magazine, primeira revista feita somente pro iPad. Mas o lançamento do The Daily, o primeiro jornal feito pra iPad me obrigou a criar um paralelo, ou melhor, uma teoria sobre os dois.

Tudo porque o The Daily representa mais uma vez o desespero das grandes editoras que tem em Rupert Murdoch o paladino da luta em prol da venda de conteúdo. A Project por sua vez parece ser a primeira publicação a explorar profundamente as opções que o iPad dá, deixando de lado as rasas interações que tinhamos até aqui. Interações essas que o Daily vende como coqueluchês da tecnologia, demonstrando a falta de respeito com que alguns editores encaram os novos tempo.

Isso que nem falei da recauchutada que eles deram no visual do jornal pra ele ficar parecendo uma revista. É daí inclusive que vem o título do post. Jornal e Revista sempre caminharam em direções opostas, mas o lançamento do The Daily mostrou uma tendência dos jornais de buscarem se parecer com as revistas, a fim de ficarem visualmente mais agradáveis. Esse "tudo por dinheiro", na minha opinião, chega a ser desesperadamente triste...

Antes que joguem a primeira pedra, não, eu não sou a favor do conteúdo de graça... Acho que existe muito trabalho por trás do texto, da foto e do layout, para que isso seja de graça... A Project inclusive é paga... O que eu sou a favor é que as coisas mudem... Sou a favor de projetos como a Project (rs... não pude deixar de fazer a piada...!) que façam o leitor ou usuário, terem vontade de comprar esse conteúdo. Não só pelo conteúdo em si, mas também pela forma como ele é apresentado.

Ninguém é besta, se os caras do The Daily acham que podem fantasiar um jornal para que pareça uma revista, fazer um monte de interação meia boca e dizer que são o futuro, o tempo mostrará que estão errados...



Já a Project, ah a Project, essa tem futuro... e provavelmente um post com mais detalhes!