Solução de problemas ou design inteligente?

Posted by | Posted in , , ,

Nos meus parcos anos de profissional, eu tive a sorte de trabalhar em diversas revistas, com muitos profissionais de altíssimo nível. E em todas as redações (salvo algumas infelizes exceções) sempre fui instigado a esgotar as possibilidades de criação de uma página, até achar a melhor solução. Não importava se era o “abre” da matéria de capa ou a seção de cartas da revista, a opção do design inteligente, aquele que te permite harmonizar texto e foto de maneira equilibrada e bonita sempre foi preconizada por todos os meus colegas. Mas isso tudo era no bom e velho mundo das revistas mensais, aquelas que você pode ficar uma semana só pensando no “abre”.

O tempo passou um pouco e desde o ano passado eu estou em outra pegada, trabalhando numa revista semanal. Ao chegar aqui, o impacto foi direto, fica de lado um pouco do design inteligente e de inúmeras possibilidades, entra a agilidade para solucionar os problemas de cada página. E uma das soluções clássicas para revistas semanais de informação é a foto passando pelo meio da página. Essa solução é o misto-quente do design da semanal, não tem como errar! Apesar de gostar muito de misto-quente, eu não gosto nem um pouco dessa solução. Perdi as contas de quantas vezes resmunguei por ter de “salvar a página” utilizando essa solução. Hoje uma conversa entre meus colegas Alexandre Lucas e Ricardo Martins gerou o assunto desse post. Isso porque a revista Time famosa por seu design clean e classudo deu uma derrapada e nos mostrou que até lá eles ficam nesse dilema.

Ao tentar fugir do misto-quente a Time foi infeliz

Em uma matéria, eles evitaram a solução misto-quente e jogaram a foto pra página da esquerda, e o resultado foi uma diagramação pensa, poluída e sem equilíbrio. Até eu que sou o ferrenho defensor desse tipo de layout me rendi, ficou realmente ruim. A conversa rolou mais um pouco até que o Ricardo Martins desferiu a frase matadora que enterrou qualquer argumento de ambos os lados “Essa solução (misto-quente) realmente não é das melhores, mas funciona muito bem para revistas semanais”. Infelizmente para mim a verdade é essa, às vezes precisamos deixar os escrúpulos do design inteligente de lado e resolver o problema.

Mas a Time também motrou como o misto-quente pode ficar bonito

Comments (4)