Em time que está ganhando não se mexe! (Certeza?)

Posted by | Posted in , , , , , ,

Ta bom, tenho certeza que vão reclamar, seja pelo assunto do post, seja pelo tempo de demora na atualização ou por algum outro motivo... afinal, as pessoas sempre arrumam um motivo pra reclamar de alguma coisa. E eu escrevi esse post justamente pra isso, pra reclamar! Não vai ser uma reclamaçãozinha não. Eu simplesmente vou reclamar da Esquire talvez uma das maiores marcas do mercado editorial mundial.

A muitos posts atrás escrevi sobre ela em 3 países diferentes e alardeei sobre o seu empreendedorismo de buscar sempre algo diferente com seu projeto mutante e sempre contemporâneo. (confira aqui em Esquire, Esquire e Esquire)

Mas, como as coisas mudam hoje eu vou reclamar e justamente pela falta de mudança da Esquire. Ou melhor pela falta de mudança nas suas capas. Vão-se 3 anos desde que eles assombraram o mercado com um muro de chamadas em suas capas. Uma iniciativa tão inovadores que marcou de vez o nome da revista na história do design editorial.
Só que pra mim o problema é justamente esse.


Ok, capas revolucionárias, verdadeiras pérolas do design e etc... mas são 3 anos usando a mesma solução. Enquanto no miolo da revistas os caras vão ousando e mudando a cada edição, na capa a solução das chamadas continua lá. Você pode me falar da capa com tinta eletrônica e com o flip-flap só que são 2 em 36 nos últimos 3 anos. Olhe bem pras duas capas abaixo, sinceramente parecem ter 3 nos de diferença?

Setembro / 2006

Setembro / 2009

Sei que a idéia pode ser fazer algo atemporal, que não fique marcado por uma época ou período, mas será que não dava pra fazer algo diferente? Usar a ousadia com que lidam com a tipografia e com o design das matérias para mudar a capa afinal 3 anos depois, elas continuam legais, continuam bonitas, mas continuam iguais... Enfim, engessadas.

Comments (0)