O experimentalismo do New York Times

Posted by | Posted in , , , , , ,



O The New York Times (NYT para os intimos) é um jornal conhecidamente conservador. (É aquele seu tio que no almoço de Natal aparece de camisa e calça social sob um calor de 40º) Mas apesar disso e de ser republicano, o que nos EUA é aceitavel, afinal lá ninguém esconde suas preferências a credibilidade editorial do NYT é reconhecida mundialmente. Com todos esses predicados seria fácil pensar que os caras demorariam pra largar o osso do formato (teoricamente) ultrapassado jornal impresso + café da manhã + dedos sujos.

Mas, pra supresa de todos, eles resolveram inovar (Imagina seu Tiozão, chegando com um carro conversível, camisa Florida e havaianas) o NYT lançou sob roupagem experimental o projeto The Local que são dois sites de notícias voltados para comunidades locais (um para dois bairros do Brooklyn e o outro para três cidades no estado de New Jersey). A idéia principal do caras, é usar a expertise de blogueiros regionais para falar sobre as novidades do lifestyle dessas micro-regiões. Como se não bastasse isso, eles foram mais fundo na mudança. (Agora imagina seu Tio nessas roupas que falei acima e ainda por cima bronzeado e de óculos escuros com armação branca.) Os sites do The Local também vão contar com a participação de estudantes de jornalismo nos textos.

(Já imaginou a cara da sua Avó ao ver seu Tio no style. Pânico TOTAL certo?) Foi mais ou menos isso que aconteceu com os americanos, vocês vão trocar a sobriedade por textos escritos por não jornalistas? Estão loucos? A resposta do Jim Schachter, editor de Iniciativas Digitais do NYT, é de que vale correr o risco. Para ele, isso é "o esforço para perceber se existem novas formas de jornalismo das quais o jornal pode começar a fazer parte."

É isso ai, o NYT ta certo, depois da capa da TIME (que você pode ler no post chamado Dedo na Ferida) ficou claro que o mercado tinha que buscar novas soluções e o processo nessa busca exige um pouco de coragem e ousadia. (É quando você percebe seu Tiozão ficou mais gente fina depois de pensar na vida e ver que precisa aproveitar mais...)

Comments (0)