Vale Tudo... ou Vende Tudo?

Crise, crise e crise... Quantas vezes você ja ouviu essa frase por ai?
Aqui mesmo no blog eu já falei muito sobre a crise... revistas fechando, revistas abrindo, revistas diminuindo o formato, a tiragem, a periodicidade, foram tantas coisas que resolvi fazer um levantamento das melhores e mais inusitadas ações das editoras para manter suas revistas.
Não tenho a pretensão de fazer um lista conceituada e nada disso, eu só quero mesmo ver e mostrar o quanto a crise movimentou o mercado editorial.


- Anúncio na capa da Parent & Child
A revista infantil americana literalmente deu "a cara a tapa". Vendeu um anúncio na capa e levantou a ira da Associação de Editores Americanos.

- Diminuição de Formato
Aqui temos 2 instituições que apelaram para isso. Primeiro foi a vez da histórica Rolling Stone (leia mais em Involução dos Formatos) e depois foi a GOOD (leia em GOOD Humor) que acabaram encolhendo.

- Mês sim, mês não
A mudança na periodicidade foi a medida usada para que projetos ambiciosos como a Portfólio da Condé Nast e Men's Vogue continuassem vivas (Confira em E a crise pegou...)


- Anúncio no rosto do Obama na Capa da Esquire
A Esquire Americana também vendeu sua alma, mas fez de maneira mais discreta. Na histórica Capa do Obama eles venderam um anúncio daqueles escritos "puxe aqui". O único senão, é que esse anúncio ficava estratégicamente colocado atrás do rosto do Obama.

- RIP
Bom, infelizmente algumas editoras não quiseram arriscar, e na verdade riscaram de seu portifólio algumas publicações, foi o caso da Editora Peixes que fechou 5 revistas de um vez, entre elas Terra e DOM. Ja a Hearst de Esquire e Cosmopolitan fechou resvistas como a Cosmo Girl e a "O". (Leia mais sobre isso em Ascenção e Queda)

E você, lembra de mais alguma medida fantástica, ou trágica que as editoras usaram para se manter nesses tempos?

Comments (4)