Che e Obama. Hasta la ilustra siempre...

Posted by | Posted in , , , , ,

Che Guevara era um líder revolucionário comunista. Barack Obama é o recém-eleito presidente da maior potência capitalista do mundo. Apesar de descrições diferentes eles tem várias coisas em comum. Liderança e esperanças são os sentimentos que os 2 despertaram em seus seguidores e em suas respectivas épocas. Mas, como nós aqui falamos de Design e Fotografia eu vou tocar em um outro ponto de semelhança entre ambos: a mitificação da imagem de ambos. Afinal, Che e Obama foram os únicos líderes políticos a terem suas imagens eternizadas em ilustrações que inundaram todas as áreas da sociedade.

Os traços do rosto de Che estilizados e a ilustração de Obama são ícones únicos num mundo político que gera mais vilões do que heróis.



A partir de uma foto do cubano Aberto Korda o artista plastico Jim Fitzpatrick ajudou na criação do Che mito.


A ilustra feita por Shepard Fairey sob foto de Mannie Garcia virou carro chefe da campanha de Barack Obama.

Quando li sobre essa possível relação entre as duas imagens achei a comparação um pouco forçada, mas após uma simples busca na internet percebi que realmente as ilustrações transcenderam a política e se transformaram ícones do POP.









Eles romperam as barreiras da política e entraram na história da sociedade


A caçada ao original
Enquanto Obama fazia sua campanha em direção a Casa Branca. Fotógrafos e designers americanos corriam para descobrir a foto original utilizada por Shepard Fairey na concepção de sua ilustração. Como ele tinha pego no google, ele não lembrava quem era o autor. Após muitas análises 2 fotos se destacaram como possível originais. Abaixo você vê as comparações. Todos os créditos para SteveSimula que desvendou o mistério em seu flickr (veja aqui)


Comments (0)