A involução dos formatos

Posted by | Posted in , , , , , ,


O que te faz comprar uma revista?... ou melhor ... O formato te influencia na hora de comprar a revista? Eu comecei a me fazer essa pergunta ao observar a banquinha do Johnny aqui em baixo do Prédio. Antes existia o formato standard e apenas algumas revistas fugiam um pouco desse formato. Como a Rolling Stone que utiliza a mais de 40 anos o formato maior.

Mas agora a Rolling Stone não está sozinha no mundo das diferentonas. Mesmo que a versão americana tenha diminuido para o formato standard, a brasileira continua grandona e divide espaços desde 2006 com a também grande Piauí essas duas bitelas apostam no prazer da leitura para atrair seus ,diga-se de passagem, fiéis leitores.

Na contra-mão das grandes, o mercado editorial brasileiro foi inundado pelas baixinhas. São as pequenininhas do formato pocket que tem feito a festas no segmento de revistas femininas, mesmo que por enquanto elas sejam variações em miniatura do formato standard "Ideais para por na bolsa" dizem os anúncios.

Eu confesso que no começo eu achava isso uma perda de tempo. Revista é revista e ponto. Mas comecei lembrar a raiva que dava ver uma revista muito grande ficar toda amassada na mochila, ou então ter de dobra-la em quatro para ler no ônibus e assim, passei a gostar dessas revistas menores. Mas mesmo assim formatos como o pocket assassinam os conceitos do projeto gráfico e como designer fico louco da vida com isso. E foi então que colocando na balança, percebi que ainda não consegui decidir qual formato eu gosto mais. E você qual formato prefere?

Abaixo coloco uma colinha com as medidas e um exemplo de revista que a utilizam pra que você possa dar uma conferida.

Piauí - 34,8 x 26,5 cm
Rolling Stone -BR - 30,5 x 20,5 cm
Época - 26,6 x 20,2 cm
Marie Claire Pocket - 22,5 x 17,0 cm

Comments (0)