Falta charme (e design) aos nossos Táxis!

Posted by | Posted in , , , ,

Quem me conhece sabe que sou paulistano convicto, daqueles que defende a cidade de seus muitos acusadores. Eu considero São Paulo uma cidade cosmopolita, viva, cheia de opções e oportunidades. Enfim uma metrópole tão interessante quanto outras grandes do mundo.

Mas o que não tenho como negar é que apesar de interessante, São Paulo não tem charme. E o exemplo mais claro disso, são os nossos táxis. Quer coisa mais sem graça do que os táxis paulistas! Parecem aquelas salas de espera de dentista (inclua ai as revistas velhas do estilo manchete e caras). Brancos, mais parecem ambulâncias... ou as ambulâncias que parecem táxis?

Enquanto nós tivermos esses táxis você nunca vai ouvir aquela expressão "Aaaah São Paulo, que charme, que saudade..."! Também, o cara saí do aeroporto estica o braço, da o sinal pro taxisista e se sente entrando no elevador do shopping! Porque nós não seguimos o exemplo de cidades como NY e Londres? Essas cidades conhecidas por seu charme, têm (ou tiveram em algum momento) em seus táxis uma marca registrada. Os grandes checkers amarelos da Big Apple e os Black Cabs da cidade mais cosmopolita do mundo são o cartão de visitas que uma cidade charmosa DEVE ter.

Esse descaso com o táxi é o reflexo de uma sociedade que não se preocupa com a estética urbana, um amigo casado com uma polonesa diz que os gringos acham São Paulo uma grande colcha de retalhos, cada um faz o que quer e como quer. Nossa cidade tem tudo para ser uma metrópole de primeiro mundo, mas para isso precisa pensar como primeiro mundo. Infelizmente, preocupações como a beleza e o design urbano são para alguns de nós, coisas de outro mundo.

O checker de NY, um exemplo de nossas ambulâncias e o black cab londrino,
qual o mais sem graça?

Comments (4)