Cada um com seu cada um!

Que cada revista tem sua linguagem, todos nós sabemos. Mas temos que concordar que a cada dia isso tem se perdido. Chegamos na banca e encontramos projetos parecidíssimos, até mesmo iguais. E a fotografia não fica de fora, muito pelo contrário, tão importante quanto o texto e o projeto gráfico, ela diz muito sobre a linha editorial de cada título.

Dentre várias importantes palestras ministradas no Curso Abril de Jornalismo 2009, esse foi um dos temas abordados por Carlos Grassetti ( Diretor de Arte da Diretoria de Serviços Editoriais da Ed. Abril), que me incentivou a estudar o assunto.

O foco? A Capa! As diferenças de linguagens fotográficas ficam mais explicitas quando colocamos as revistas lado a lado, e comparamos! Escolhi a Angélica para mostrar essas distinções nos títulos da Editora Abril. Vejamos:



Nova: A Nova é uma revista para a mulher independente, é ousada e muito sexy. A foto de capa, para falar com o público-alvo da revista, não poderia ser diferente. Angélica está muito bem produzida e sensual.

Boa Forma: O título que fala sobre cuidados com o corpo traz Angélica de biquini super em forma. As capas de Boa Forma sempre trazem a mulher com trages de banho, para mostrarem mais o corpo e usam sempre o mesmo corte na foto.




Viva Mais: Na capa, a revista de alto-consumo traz Angélica com uma produção mais simples, e até mesmo acessível. Falando diretamente com o público da revista

Claudia: O título tem como linguagem fotográfica o close no rosto, as capas seguem esse modelo, mas trazem sempre uma composição diferente, nesse caso as folhas. A revista trata de assuntos feminos diversos: assuntos atuais, moda, carreira, maternidade, familia... A leitora é moderna e delicada.



Manequim: Os consumidores da revista Manequim estão interessados nas roupas e em seus moldes. A capa, que sempre se utiliza do mesmo corte na foto, deve mostrar as roupas por completo e com elegância.

Contigo: A revista tem como objetivo cobrir a vida das celebridades. Nesse caso a história da foto é mais importante que a própria foto. Muitas vezes a qualidade da imagem não é a melhor, mas a história dela é. Então, a foto vira capa.

As imagens de capa dizem muito mais do que parece. Não serve somente para atrair o leitor, mas faz parte do projeto gráfico e linguagem da revista.

Comment (1)