Mudar ou morrer!



O mais legal de ter um blog de design, é poder acompanhar o movimento das tendências e quando possível antecipa-los.

A uma semana no post "...give power to designers!" eu falei sobre a Palestra do Jacek Utko no TED do ano passado. A palestra falava basicamente de como o redesign do projeto gráfico/editorial de um jornal pode influenciar diretamente na sua circulação. Jacek trazia dados impressionantes com aumento de até 100% na tiragem em 3 anos.

Agora, o que era pra ser apenas um post colaborativo, ganhou contornos de coincidência, quando o MagCulture postou o redesign do The Observer em Londres e agora ganha ar de profecia quando descubro que os 4 grandes jornais de SP tem mudanças gráficas e editoriais preparadas pra esse ano. Estadão, Folha, Valor e Diário de S. Paulo, apostam nessa mudança, como uma forma de aproximar o papel dos novos hábitos culturais e comportamentais da sociedade.

O Estadão tem mudança anunciada para o final de semana do dia 14/03. Segundo a chefia do jornal, o redesign de agora é uma evolução do projeto de 2004 e promete inovações como um novo padrão de colunagem. O trabalho foi tocado pelo estúdio multi-nacional Cases i Associats que tem em seu portifólio mais de 100 projetos para jornais do mundo todo como Daily Mirror e The Independent (UK), Clarín (Argentina) e etc...

Na Folha de São Paulo o novo projeto gráfico, que vem sob a batuta de Eliane Stephen deve estrear apenas em Maio. Eliane que também foi a responsável pelo redesign da Folha nos anos 90 quando o jornal passou a ser impresso colorido. As grandes vedetes desse novo trabalho devem ser as famílias tipográficas desenhadas por nomes de peso como Erik Spiekermann, Christian Schwartz e Lucas de Groot - este trabalhando num redesenho da fonte display criada por ele próprio em 96.

Por ter um público mais conservador, o Valor Econômico não aposta em mundanças drásticas, mas apenas numa pequena releitura, uma espécia de aparar de arestas, que será tocada pelo estúdio Simon Associates e deverá sair em Maio, mais precisamente dia 03 data que o jornal comemorará 10 anos de vida.

Já o Diário de S. Paulo começa esse mês um trabalho que deverá ficar pronto apenas no final do ano, começou essa semana um grande trabalho de identificação de mercado e público-alvo, comandados pela Innovation Media Consulting, que trouxe pra capitanear essa primeira fase o designer espanhol Antonio Martin responsável pelo redesign de jornais como de Marca e Expansión(Espanha), Diário Econômico(Portugal) e Libèration (França).

Brincadeiras sobre achologia a parte, a única coisa que me incomoda, é a falta de mão-de-obra brasileira em todo esse processo. Tenho certeza que muito do que será feito sairá de telas bazucas, mas infelizmente, como na maioria das vezes, esses não são os "que aparecem"...

Comments (0)