Arte Colaborativa

Posted by | Posted in , , , , , ,


Não... não é nenhum furo de reportagem nem uma crítica ácida a alguma fonte ou cor... Esse post é mais um reconhecimento as equipes de arte das revistas. Principalmente aquelas que além de fazer, explicam como fazem.

Estou falando dos blogs das equipes de arte, que além de trabalhar enloquecidamente para produzir toda a revista ainda encontra tempo para partilhar suas inspirações, curiosidades, dicas e na maioria dos casos o processo interno da produção de capas, fotos, infos e matérias.

É uma espécie de auto-retrato onde nós podemos ver através da lente dos membros dessas equipes e entender como funciona a parte mais efervecente das publicações.

Numa breve pesquisa achei 5 blogs que representam bem o que falei sobre o olhar da equipe para o mundo. Desses 5, o mais antigo e ativo é o Faz Caber da equipe de Arte da revista Época. Desde 2007 eles alimentam o blog com dicas, referências e bastidores do que acontece na redação.

Outro ótimo blog é o Esquireartdepartament que trás a tona todos os bastidores da equipe da Esquire Espanhola, eleita a revista do ano em 2010. No blog você consegue entender exatamente o que se passa nos bastidores da equipe. Os bastidores dos abres de matéria são de dar inveja.

Já na SuperInteressante o blog Dagaveta revela a aclamada união Arte x Texto, que fica explicita nos posts de matérias e seções, cheios de imagens que monstram passo a passo a construção visual das matérias

Voltando pra Espanha o outro blog gringo que merece uma nota é o Bazaar Art Departament da estilosa revista. Apesar de poucos posts, você viaja por referências que a equipe indicaalém de releituras de capas históricas

Por último mas não menos importante temos o Los Pantones da equipe da Época Negócios. Cheio de referências culturais que vão longe do papel, o blog viaja por arte música e cultura pop pra traçar a tela de referências inspiracionais que guiam os caras.

Você conheçe mais algum interessante? Indica ai que posto aqui...

Comments (0)