"...give power to designers!"

Confesso que quando recebi inúmeros tweets, emails e mensagens falando de uma palestra do Jacek Utko com o tema Design para salvar os Jornais de Março de 2009 no TED, pensei assim "Ta bom, mais um designer que virou burocrata... nem ligo!" e fui ignorando... até que num momento de ócio criativo resolvi assistir o vídeo curtinho de 6 minutos e pouco, afinal por algum motivo esse vídeo foi ressuscitado.

São 6:08 minutos que valem por um MBA (...rs). Em meio a frases como "Eu queria fazer pôsteres. Nem jornais nem revistas. Pôsteres!" ou então "Porque eu fazia perguntas de negócios ao invés de apenas mostrar páginas? ". Ele explica como tornou pequenos jornalecos suecos publicados no bloco soviético no fim da década de 80, nos jornais mais bonitos do mundo capazes de vencer prêmios como SND e Malofiej. Tudo isso aumentando a sua circulação e consequentemente seus lucros.

Para se ter uma idéia, na Bulgária, após 3 anos de redesign o jornal Pari aumentou em 100% a sua circulação (está bom editorAs?).

Não preciso nem falar o quão feliz fiquei com os números e tudo mais que ele falou. Bom, não vou ficar aqui atrapalhando, o cara além de bom designer fala bem... assistam (no site do TED tem da pra ver legendado em português)...!



PS: Aaaah, é claro que a frase do título do post é dele...!

Comments (0)