Os opostos se atraem

Posted by | Posted in , , , ,

Esse post era pra ser só sobre a Project Magazine, primeira revista feita somente pro iPad. Mas o lançamento do The Daily, o primeiro jornal feito pra iPad me obrigou a criar um paralelo, ou melhor, uma teoria sobre os dois.

Tudo porque o The Daily representa mais uma vez o desespero das grandes editoras que tem em Rupert Murdoch o paladino da luta em prol da venda de conteúdo. A Project por sua vez parece ser a primeira publicação a explorar profundamente as opções que o iPad dá, deixando de lado as rasas interações que tinhamos até aqui. Interações essas que o Daily vende como coqueluchês da tecnologia, demonstrando a falta de respeito com que alguns editores encaram os novos tempo.

Isso que nem falei da recauchutada que eles deram no visual do jornal pra ele ficar parecendo uma revista. É daí inclusive que vem o título do post. Jornal e Revista sempre caminharam em direções opostas, mas o lançamento do The Daily mostrou uma tendência dos jornais de buscarem se parecer com as revistas, a fim de ficarem visualmente mais agradáveis. Esse "tudo por dinheiro", na minha opinião, chega a ser desesperadamente triste...

Antes que joguem a primeira pedra, não, eu não sou a favor do conteúdo de graça... Acho que existe muito trabalho por trás do texto, da foto e do layout, para que isso seja de graça... A Project inclusive é paga... O que eu sou a favor é que as coisas mudem... Sou a favor de projetos como a Project (rs... não pude deixar de fazer a piada...!) que façam o leitor ou usuário, terem vontade de comprar esse conteúdo. Não só pelo conteúdo em si, mas também pela forma como ele é apresentado.

Ninguém é besta, se os caras do The Daily acham que podem fantasiar um jornal para que pareça uma revista, fazer um monte de interação meia boca e dizer que são o futuro, o tempo mostrará que estão errados...



Já a Project, ah a Project, essa tem futuro... e provavelmente um post com mais detalhes!

Comments (0)