Lambe-Lambe na Gringa


Um dos meus primeiros posts aqui no blog foi sobre cartazes de supermercado. Nele eu clamava pela valorização das referências brasileiras no design atual. E hoje recebi com alegria a notícia que outra manifestação artística super brasileira vai estampar a capa de uma revista gringa. São os cartazes lambe-lambe, aqueles que decoram e sujam os muros das nossas cidades e ainda resistem firmes num mundo cada vez mais digital.

A Creative Review revista mensal britânica voltada para as manisfestações do design contemporâneo resolveu fazer uma capa nessa linguagem. A matéria deles, tem como foco o apoio que a galeria/editora Choque Cultural (sempre eles!) tem dado a diversas formas de impressão, eles têm se utilizado de antigas gráficas para produzir seus livros. A idéia é "... utilizar uma antiga gráfica, suas máquinas e o know how dos impressores, para a produção de pôsteres, gravuras e livros de arte... usando a arte como ferramenta e o espírito jovem como combustível." Inclusive, na gráfica Fidalga onde foi impresso o lambe-lambe da Creative que virou a capa da revista, funciona uma máquina Johannisberg, 1929, uma das últimas “letter press” em uso no mundo. Show...!

Fico muito feliz e empolgado em ver isso acontecer, com diz Richard Monturo, é o Bric virando POP. No blog da CR de (onde saiu a foto abaixo) da pra você ver todo o processo de produção... É só clicar aqui.

Comments (0)