Ah essa Wired...

Posted by | Posted in , , , , ,

Wired - Dezembro 2008

Depois de dar tanta dica boa pro Fernando colocar aqui no Metanoia Studio, eu finalmente criei vergonha na cara e escrevi um post inteiro pra cá.

Vou babar-ovo da revista mais amada entre os designers de editorial: a revista americana de ciência e tecnologia, Wired. A revista é referência em design pela ousadia, pelo acabamento, pela qualidade, pela criatividade e muito invejada pelas cores especiais utilizadas na impressão. Acabou de chegar nas bancas americanas a edição de Março, mas eu vou falar de um fato curioso que rolou na edição de Dezembro/2008 e repercutiu na edição de Fevereiro/2009.

Eles fizeram um materião lista de desejos, e na primeira parte, "Os 10 melhores", escolheram os 10 produtos mais incríveis criados em 2008. Produtos que funcionam bem, design arrojadíssimo, lindos e etc.... Mas o que mais me chamou atenção como designer, foi o jeito que eles fizeram os números do top 10.


Cada item da lista tinha seu número gigante, elegante, em aço escovado, compondo cada página de uma maneira muito interessante. Nove de cada dez designers com quem conversei sobre essa matéria acharam a matéria e os números demais! Objeto 3D extremamente bem executado, a textura do aço estava perfeita, a composição na foto, os volumes, luzes e sombras, tudo impecável!

Wired - Feveireiro 2009

Mas ai, na edição de Fevereiro, página 20, vem a surpresa: os números bacanudos não eram 3D. Foram exclusivamente confeccionados pra sessão de fotos! O editor conta que chamaram dezenas de artesãos, fabricantes de placa e lojas de metal. Até que um corajoso artista de Oakland aceitou o desafio, e fez os números (trabalhando em cima de uma das tipografias da revista), entregando em tempo recorde as peças de alumínio escovado, que tinham 45cm de altura.

Quem ficou curioso pra ver a matéria inteira pode baixar o PDF diretamente do site dos caras.
Ah essa Wired...

-------------------------------------
Nota do Editor: O mal educado que escreveu esse texto e nem se apresentou chama Rodolfo França, designer competente ele é amigo de longa data do casal Metanoia. Com esse post, Rodolfo se tornou o primeiro colaborador esporádico do blog.

Comments (0)