O delay da Atlantic

Posted by | Posted in , , , , , ,

A edição de Março da revista americana The Atlantic (cujo novo projeto gráfico já foi abordado aqui). Saiu com uma pseudo novidade que está gerando um certo burburinho, a veiculação de quatro capas diferentes. Não estou falando de capas compradas por publicidade, tipo aquela da Veja que vinha com o nome do assinante. Nem da loucura da Cícero que saiu com 160 mil capas diferentes (o artigo está em alemão) para dar destaque pras fotos mais importantes do Ano (2007) da agência Reuters.

A Capa da Atlantic foi uma escolha editorial, eles dividiram e veicularam as capas em 4 grandes cidades e regiões: São Francisco, Chicago, Toronto (e consequentemente o Canadá) e Nova York (que foi veiculada também no resto dos USA não agraciados com uma capa regional).


As quatro lindas capas da Atlantic

Essa opção editorial não é novidade e aqui no Brasil temos uma revista que faz isso muito bem. A Placar, que por tratar de futebol um assunto tão dinâmico e abrangente PRECISA de alternativas como essa para se manter interessante em todo o país. A primeira vez que eles fizeram isso foi lá nos idos dos anos 70, especificamente 1978.


O debute da Placar nos idos dos anos 70

De lá pra cá, pelo que pude apurar seu recorde foi na edição de julho de 2008 quando eles sairam com 5 capas regionais divididas por Estados. ( São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco ,Rio Grande do Sul e Minas- Gerais.)




No Brasil, Pra falar direito sobre futebol tem de ser assim, cinco capas diferentes.

Por isso tudo que escrevi achei estranho quando descobri que alguns ficaram maravilhados com o delay da Atlantic. Mas fazer o que né, a grama gringa sempre é mais verde que a brasileira...

Comments (0)