Comic Sans, o Corel Draw das Fontes!

Posted by | Posted in , , , ,

A Comic Sans é uma fonte da Microsoft criada em 1994 por Vincent Connare com inspiração nas fontes utilizadas nos Comic Books, mas, como a maioria das coisas criadas pela Microsoft, a fonte perdeu seu uso principal e virou uma arma letal da cafoníce e do mal gosto. Quem nunca viu um cartaz escrito com Comic Sans em letras garrafais do tipo "Fichas no Caixa", "Não abriremos nesse Sábado", etc, etc e etc...

Por causa de coisas assim a Comic Sans foi associada a trabalhos amadores e sem qualidade estética. Seria o Corel Draw das fontes, amada por uns e odiadas por outros. Ela sofre preconceito na comunidade de type designers que ja arquitetou algumas campanhas (algumas serias e outras não) para que seu uso fosse abolido pela Microsoft.

A última campanha (veiculada pelo blog Designer Daily) foi liderada, nada mais nada menos por Adolf Hitler... genial!




UPDATE 07/04/2009 (15:30 horas) - Após por o post no ar, descobri através dos meus colegas de trabalho David Michelsohn e Marcos Marques mais uma "campanha" com a Comic Sans. Ela teria vencido uma eleição contra a Times New Roman e a Gill Sans e seria usada em todo material gráfico das Olimpíadas de Londres. Essa "notícia" foi veiculada no blog da Creative Review no dia primeiro de Abril. Não preciso falar mais nada né?



Comment (1)