A mangatização dos quadrinhos
Posted by corinthians , lançamento , luluzinha teen , mangá , mercado editorial , projeto , turma da mônica jovem , vendas
| Posted in
Ta bom, eu sei que o fenômeno dos mangás não é recente. Mas a semana começou com um lançamento que demonstrou que sua popularização atingiu níveis extratosféricos. O Corinthians em parceira com a Editora BB anunciou uma edição especial de história em quadrinhos contando a saga dos últimos 2 anos do clube (a queda e o acesso no Campeonato Brasileiro e o título invicto do Campeonato Paulista.) O Projeto do clube tem 2 produtos, uma revista normal de 64 páginas que será veiculada nas bancas, e uma edição de luxo para livrarias que contará com capa dura e com um bônus de 16 páginas com depoimentos de figuras históricas do clube também transformados em personagens de quadrinhos.
A iniciativa do depto. de Marketing do Corinthians entrou na onda da mangatização dos quadrinhos brasileiros, que teve início com a Turma da Mônica Jovem de Maurício de Sousa. Lançada pela Editora Panini na Bienal do Livro de 2008, os 4 primeiros títulos da nova série foram um sucesso que venderam juntos mais de 1 milhão e meio de exemplares e inspiraram outra editoras em projetos parecidos como a Pixel com a Luluzinha Teen.
Em tempos onde o mundo dos quadrinhos se pergunta se os "gibis" sobreviverão a Internet, e ainda mais, onde o mercado editorial põe em dúvida a venda em banca na parcela dos lucros que um produto editorial retorna à empresa, o sucesso de vendas da Turma da Mônica mostra que sim, as pessoas ainda compram um bloco de papel com coisas impressas.
Vamos combinar: não é porque não sou fã do Corinthians, mas esses quadrinhos do Timão só pela capa prometem ser bem xexelentos hein... Curti não! rs
Discordo.
Acho que vão vender milhares de exemplares.
òtima iniciativa de marketing do timinho( desculpas...mas sou Sâo Palino! hehhe)
Tiago Carvalho
Comunica Geral
www.comunicageral.com.br