A Springfield do Mercado Editorial

Posted by | Posted in , , , , ,

O que uma cidade incrustada no meio do estado americano do Michigan pode ensinar para o mundo? Se sua resposta for NADA, você está enganado.

Isso porque Ann Arbor uma cidade com mais ou menos 100.000 habitantes (que em sua maioria são jovens estudantes da Universidade de Michigan) está prestes a ser a primeira cidade dos EUA a ficar sem um jornal diário. O jornal da cidade chamado Ann Arbor News que fecha as portas no mês que vem, virará um portal de notícias. As justificativas para o fim, são as de sempre, os leitores migrando para a internet, perda de anunciantes e consequentemente pouco lucro.

Com isso temos 1x0 para a Internet na disputa mais brutal que se tem notícia no que diz respeito a difusão de conteúdo. De um lado tentam sobreviver as mídias impressas como jornais e revistas, do outro a Internet tenta ganhar credibilidade suficiente para riscar do mapa seus amigos de celulose.

Assim como Springfield dos Simpsons (pra quem ainda não tinha percebido) é o espelho da sociedade americana, Ann Arbor está agora na mira de todo o mercado editorial, será uma espécie de laboratório, um espelho do que pode vir a ser a realidade num futuro próximo.

Comment (1)