300% Spanish Design

Posted by | Posted in , ,

Pra começar, já vou logo avisando que essa exposição já inaugurou a algum tempo. Mas como na maioria dos lugares eu só achei o serviço e aquele textinho básico de apresentação, eu resolvi colocar algo a mais. Fui ver essa exposição logo no primeiro final de semana após a inauguração. Eu tinha algumas teorias sobre a escola espanhola de arte e design e a exposição era o lugar certo para eu testar a veracidade delas. A exposição que ocupa dois andares do prédio do SESC Paulista e tem 300 objetos -100 luminárias, 100 pôsteres e 100 cadeiras- começa já no elevador todo envelopado com símbolos do design Espanhol. (O logo do pirulito Chupa Chups está para eles como o da Coca para os americanos).

As luminárias são a parte fraca da exposição, apesar de termos obras geniais como as feitas por Dali, em alguns momentos eu me senti na Etna ou na Tok Stok. Entre mortos e feridos eu destaco a luminária que vemos logo na chegada, feita toda de canetas Bic preta, essa pra mim foi disparada uma das melhores obras da exposição, as canetas refletiam a luz como se fossem um cristal Bacarat. Viagem total.

Saindo das luminárias passamos direto pro cartazes. Que pra mim é o ponto alto da expo. Tem obra lá do começo do século 20. O que me chamou a atenção foram os cartazes de propaganda, maquinas de escrever Olivetti, Nescafé, Philco e etc... Alguns cartazes assinados por Picasso e Miró podiam estar na minha parede. Na seção dos cartazes, minha teoria se confirmou, muito se fala da escola russa e seu construtivismo de formas geométricas. Mas os espanhóis também têm uma característica bem marcante. Eles são viceráis, gostam de irregularidades e muitas vezes extrapolam os padrões convencionais. O símbolo do turismo espanhol pintado por Miró é um exemplo clássico disso. Após todo impacto visual e das cores dos cartazes, fica até difícil subir um andar para ver as cadeiras.

Quando você ainda está se recompondo, da de cara com uma cadeira dourada com 3 pernas feita pelo Dali, essa e algumas outras cadeiras também merecem uma atenção especial pela ousadia, mesmo que pareçam ser incomodas na hora de se sentar.

A exposição é fabulosa e merece ser visitada. A minha dica é que após a exposição você suba até a Comedoria do SESC na cobertura e admire o skyline de São Paulo de um ângulo diferente.

300% Spanish Design
Onde: SESC Paulista (Av. Paulista, 119)
Quando: até 11/01/09 (Terça a sexta, das 13h às 21h; Sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.)
Quanto: Free

Comments (0)