Nos meus parcos anos de profissional, eu tive a sorte de trabalhar em diversas revistas, com muitos profissionais de altíssimo nível. E em todas as redações (salvo algumas infelizes exceções) sempre fui instigado a esgotar as possibilidades de criação de uma página, até achar a melhor solução. Não importava se era o “abre” da matéria de capa ou a seção de cartas da revista, a opção do design inteligente, aquele que te permite harmonizar texto e foto de maneira equilibrada e bonita sempre foi preconizada por todos os meus colegas. Mas isso tudo era no bom e velho mundo das revistas mensais, aquelas que você pode ficar uma semana só pensando no “abre”.
O tempo passou um pouco e desde o ano passado eu estou em outra pegada, trabalhando numa revista semanal. Ao chegar aqui, o impacto foi direto, fica de lado um pouco do design inteligente e de inúmeras possibilidades, entra a agilidade para solucionar os problemas de cada página. E uma das soluções clássicas para revistas semanais de informação é a foto passando pelo meio da página. Essa solução é o misto-quente do design da semanal, não tem como errar! Apesar de gostar muito de misto-quente, eu não gosto nem um pouco dessa solução. Perdi as contas de quantas vezes resmunguei por ter de “salvar a página” utilizando essa solução. Hoje uma conversa entre meus colegas Alexandre Lucas e Ricardo Martins gerou o assunto desse post. Isso porque a revista Time famosa por seu design clean e classudo deu uma derrapada e nos mostrou que até lá eles ficam nesse dilema.
Em uma matéria, eles evitaram a solução misto-quente e jogaram a foto pra página da esquerda, e o resultado foi uma diagramação pensa, poluída e sem equilíbrio. Até eu que sou o ferrenho defensor desse tipo de layout me rendi, ficou realmente ruim. A conversa rolou mais um pouco até que o Ricardo Martins desferiu a frase matadora que enterrou qualquer argumento de ambos os lados “Essa solução (misto-quente) realmente não é das melhores, mas funciona muito bem para revistas semanais”. Infelizmente para mim a verdade é essa, às vezes precisamos deixar os escrúpulos do design inteligente de lado e resolver o problema.
É isso aí, Pires. Numa semanal somos obrigados a ter que pensar rápido e isso, as vezes, acaba sacrificando o lado estético da coisa toda.
No caso da Time que vc citou acho que eles optaram fazer daquela forma devido a importância jornalística da foto, que teria sua legibilidade comprometida no meio da página.
Quanto essa história de tempo, conheci (e ainda conheço) muitos profissionais que usam esse papo de soluções rápidas para justificar trabalhos ruins.
Nossa função como designers editoriais numa semanal é aliar essa rapidez com soluções inteligentes. E ver como outras (boas) revistas o fazem ainda é a melhor escola. Parabéns pela análise e pelo blog... O design gráfico editorial enfim mostra que pensa também, contrariando aqueles que nos definem como "linha de produção"... estamos virando esse jogo.
Paola e Fernando...
Quero parabenizá-los pelo blog... Está lindo! Os textos são simples, coerentes e criativos, muito gostoso de ler!!! Já adicionei o blog de vocês como o meu favorito. Não preciso dizer que tenho orgulho de ter amigos tão talentosos... Admiro muito vocês!!!
Beijos,
Karyna
Fala mano!!!
Gostei do Blog e principalmente do Logotipo do Metanoia Studio!
Isso ae cara, parabéns para o casal e Metanoia neles!!!!
Parabéns pela iniciativa, prometo que estarei sempre dando uma passada por aqui e prestigiando seu blog.