Vale Tudo... ou Vende Tudo?
Posted by "o" magazine , condé nast , cosmopolitan , crise , dom , ed peixes , esquire , hearts , mercado editorial , parent child , portfólio , terra , vogue
| Posted in
Crise, crise e crise... Quantas vezes você ja ouviu essa frase por ai?
Aqui mesmo no blog eu já falei muito sobre a crise... revistas fechando, revistas abrindo, revistas diminuindo o formato, a tiragem, a periodicidade, foram tantas coisas que resolvi fazer um levantamento das melhores e mais inusitadas ações das editoras para manter suas revistas.
Não tenho a pretensão de fazer um lista conceituada e nada disso, eu só quero mesmo ver e mostrar o quanto a crise movimentou o mercado editorial.- Anúncio na capa da Parent & Child
A revista infantil americana literalmente deu "a cara a tapa". Vendeu um anúncio na capa e levantou a ira da Associação de Editores Americanos.
- Diminuição de Formato
Aqui temos 2 instituições que apelaram para isso. Primeiro foi a vez da histórica Rolling Stone (leia mais em Involução dos Formatos) e depois foi a GOOD (leia em GOOD Humor) que acabaram encolhendo.
- Mês sim, mês não
A mudança na periodicidade foi a medida usada para que projetos ambiciosos como a Portfólio da Condé Nast e Men's Vogue continuassem vivas (Confira em E a crise pegou...)- Anúncio no rosto do Obama na Capa da Esquire
A Esquire Americana também vendeu sua alma, mas fez de maneira mais discreta. Na histórica Capa do Obama eles venderam um anúncio daqueles escritos "puxe aqui". O único senão, é que esse anúncio ficava estratégicamente colocado atrás do rosto do Obama.
- RIP
Bom, infelizmente algumas editoras não quiseram arriscar, e na verdade riscaram de seu portifólio algumas publicações, foi o caso da Editora Peixes que fechou 5 revistas de um vez, entre elas Terra e DOM. Ja a Hearst de Esquire e Cosmopolitan fechou resvistas como a Cosmo Girl e a "O". (Leia mais sobre isso em Ascenção e Queda)
E você, lembra de mais alguma medida fantástica, ou trágica que as editoras usaram para se manter nesses tempos?
squire sempre genial
esse caso foi fantastico.
agora imagina se toda propaganda fosse assim. seriamos mais felizes, e só veriamos se quiséssemos.
A EGM americana encerrou a versão impressa. Agora só na internet. A Checa Typo magazine reduziu o formato. Mas a mudança ocorreu no início de 2008, junto com algumas modificações no projeto editorial.
Crises e mais crises, e olha quem foi lançada no Reino Unido....
www.wired.co.uk
É Rodolfo, a Wired é a Wired... os caras lançaram a Wired Italiana também... ooooutro mundo...!