A evolução das Capas

Posted by | Posted in , , , , , ,

Esse aqui foi uma dica que recebi aqui na editora. Um ótimo link que conta a evolução das capas ao longo do tempo. Quem fez essa pesquisa foi o Ph.D. Gerald Grow professor da Florida A&M University. Com a evolução da sociedade ele dividiu as capas em algumas categorias. Como pra mim, só prestar o serviço nunca é suficiente, eu vou descrevo cada uma delas.

1 - Primeiras Capas de Revistas (1700 a meados de 1800)
Nessa época, as capas de revistas não se pareciam em nada com as de hoje, elas tinham basicamente dois aspectos. Ou se pareciam com capas de livros, ou eram as chamadas capas/sumários, onde aproveitavam para colocar o conteúdo das revistas. A capa abaixo da Mother's Magazine é o exemplo clássico desse período.



2 - Capas Pôsteres (1890 a 1960)

É isso mesmo que você pensou, capas que pareciam um pôster, muitas vezes uma fotaça ou uma bela ilustra, quase sempre sem chamada nenhuma como a da Vogue abaixo ou com um textinho beeeem curto. Hoje em dia ainda rolam algumas dessas pôsteres covers, mas só em casos muito especiais.



3 - Foto casada com a Imagem (Século XX)
Desde o começo do século passado as chamadas de capa começaram a aparecer, e a evolução natural era de que elas conversassem com as imagens. A Cosmopolitan abaixo mostra bem como esse casamento começou a ser bem feito.



4 - Numa floresta de texto (Virada do Século e dias atuais)
As revistas também sofreram na selva do capitalismo, a concorrência e a necessidade de se destacar das demais, fez com que os editores e designers lotassem de texto as capas. Mas, apesar de mais cheias, as capas continuam bonitas, isso porque com mais texto, e mais poluição, os designers tiveram que se virar para achar as soluções mais interessantes. A Vanity Fair abaixo é o exemplo claro dessa nova linha.



Muito boa a análise do cara né? Quem quiser ver o texto completinho acesse o link aqui.

Comments (0)